Foto: Tiago Caldas
Noite de festa na Fonte Nova nesta quiarta-feira (24/1). Na primeira partida do Bahia em casa, veio também a primeira vitória no Campeonato Baiano. Aliás, goleada. Em atuação digna de encher de otimismo até o torcedor mais exigente, o time de Rogério Ceni fez 5 a 0 no Jacobina, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Baiano. A partida marcou também o primeiro gol dos recém-contratados Everton Ribeiro e Jean Lucas com a camisa do Esquadrão. Kanu, Everaldo e Rezende marcaram os demais.Com o resultado, o clube chegou aos quatro pontos somados na tabela. Assim, pode terminar quarta-feira na vice-liderança da competição.
A festa foi ainda maior pela apresentação do zagueiro Victor Cuesta, ex-Botafogo. O novo reforço do Tricolor de Aço concedeu até coletiva mometos antes de a bola rolar. O time volta a campo no próximo sábado, fora de casa, diante do Bahia de Feira. Com apenas um ponto somado, o Jacobina recebe, na mesma data, o Barcelona-BA.
Everton Ribeiro marca
Quem imaginou que o clima de festa pela apresentação de Victor Cuesta poderia prejudicar o time, se enganou redondamente. O Bahia fez uma grande primeira etapa, anotou três gols e, com isso, praticamente garantiu a vitória antes do intervalo. Para isso iniciou o jogo partindo pra cima do Jacobina. A pressão inicial surtiu efeito aos oito minutos, quando Rezende emendou com categoria cruzamento da direita de Gilberto: Baha 1 a 0.
O belo gol de Rezende acabou sendo uma prévia do que viria em seguida. Everton Ribeiro, aos 35, recebeu lançamento de Caio Alexandre do campo defensivo e, já na área, dominou com extrema categoria e concluiu com um toquinho, sem chance para o goleiro. Golaço e Bahia 2 a 0.
O gol aliviou o Bahia, que havia perdido um pênalti aos 30, com Everaldo. A redenção do atacante, entretanto, não tardou. Aos 45, Gilberto cruzou da ponta direita e o centroavante completou de cabeça: 3 a 0.
Bahia goleia
O Bahia inegavelmente manteve o pique na segunda etapa. Desse modo, já vencia por 5 a 0 antes dos 20 minutos. O quarto saiu aos 16, com Kanu, que completou de cabeça escanteio que Cauly cobrou na medida. Em seguida, outro gol de estreante: Jean Lucas, aos 19, recebeu cruzamento da direita e, de primeira, estufou as redes.
Após o quinto gol, Rogério Ceni descansou os principais jogadores. Com isso, o Bahia administrou a partida e não levou sustos até o apito final.
O Bahia seguiu dominante até o final do segundo-tempo, mas não conseguiu converter as chances criadas em mais gols.
Bahia 5 x 0 Jacobina
Campeonato Baiano – 3ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/1/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida. Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e Patrícia dos Reis do Nascimento.
Cartões amarelos: Luis Ricardo (JAC)
Gols: Rezende, Everton Ribeiro, Everaldo, Kanu, Jean Lucas (BAH)
Bahia
Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende (Diego Rosa); Caio Alexandre (Sidney), Jean Lucas (Luciano Juba) Everton Ribeiro (Yago Felipe), Cauly e Gilberto; Rafael Ratão e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
Jacobina
Matheus Cabral; Bandeira, Rafael Sales, Pezão e Isaque (Patrick); Bruno Sabino (Rodolfo), Pedro Lima, Max (Vinicius Alemão) e Luis Ricardo; e Luan; Luan Rodrigues (João Führ) e Geraldo (Bruno Nunes). Técnico: Alex Alves.